Fechamento Maio 2021

Olá, leitores!

Vamos para mais um fechamento de mês.

Em maio, continuei com a estratégia de enviar todos os nossos investimentos para o exterior. Aproveitei a boa janela do dólar para realizar uma remessa. A carteira começa a tomar forma, acredito que daqui uns 3-4 meses teremos todas as posições melhores ajustadas.

Vamos a apresentação dos fechamentos do Fundo Sra. AF, dos Investimentos Antigos e dos Investimentos Novos. (Para quem não entendeu a divisão, por favor, leia o fechamento de abril de 2021. Link: https://dividendoseaguafresca.com/2021/05/09/fechamento-abril-2021/)

O Fundo Sra. AF obteve uma rentabilidade positiva de 1,89% em reais. O destaque foi para o carro, que aumentou incríveis 3,13% em maio. Durante a pandemia, estou reparando que o valor do nosso automóvel está subindo, sinalizando uma valorização dos carros usados. O nosso “possante”, pela tabela FIPE, está valendo mais do que pagamos por ele “zero km” em 2020! A meu ver, o que está ocorrendo é um choque de oferta, pois a cadeia produtiva do país teve uma quebra na logística e, provavelmente, existe um déficit de matérias-primas para a produção. Mais uma consequência de segunda ordem da pandemia, que pode se intensificar nos próximos meses. A previdência privada também teve uma boa rentabilidade (+2,06%), acompanhando a passos lentos o IBOV. A divisão percentual atualizada do Fundo Sra. AF é:

O montante dos Investimentos Antigos está diminuindo drasticamente. O último CDB venceu e enviarei o recurso para o exterior. Mais uma vez, vendemos ações e stocks até o limite do I.R. As ações que performaram muito bem, subindo 11,98%. Em maio, a rentabilidade dos Investimentos Antigos foi positiva de 3,12% em reais. A divisão percentual atualizada é:

Os Investimentos Novos obtiveram uma rentabilidade negativa de 0,48% em dólar. Os destaques positivos foram as commodities (+6,53%) e stocks (+5,05%). Agora, na ponta negativa, as criptomoedas afundaram (-31,98%). Já era de se esperar uma descontinuidade de curto prazo… Estou programando aportes para junho em criptomoedas. As maiores compras, em maio, foram em REITS, mas também adquiri commodities e BONDS. A divisão percentual atualizada é:

Continuamos com bastante caixa em dólares, BONDS e ouro. Seguindo nossa estratégia de exposição no atual ciclo do mercado, ao contrário da euforia, estamos esperando a hora para mudarmos a mão, o que deve acontecer quando o “último pessimista jogar a toalha”. Alguns analistas e economistas, que estavam prevendo uma grande correção no mercado, estão começando a mudar de lado, achando que o IBOV e o SP500 irão para a lua .

O gráfico a seguir mostra, desde janeiro de 2012, um comparativo do acumulado da taxa de crescimento patrimonial mensal em real (+1010,95%) e em dólar(+298,19%) com o acumulado do IBOV (+121,25%), do CDI (+115,50%) e o do IPCA (+67,24%).

Os próximos gráficos ilustram de forma mais simples o crescimento patrimonial em real e em dólar até o fechamento de maio de 2021, tendo como base o patrimônio de 2011 igual a 1 (unitário).

Tivemos uma queda no nosso patrimônio em real. Um dos motivos foi o câmbio, e o outro foram os gastos extras que tivemos em maio.

Fizemos uma viagem para comemorar os nossos 10 anos de casados! Foi uma viagem rápida, mas muito legal. Cada vez mais, acreditamos na importância dos momentos de lazer no decorrer da trajetória FIRE. De presente dos dias das mães, compramos a bike da Sra. AF. Agora ela não tem desculpa para não participar dos pedalos! Na verdade, ainda temos uma desculpa: o nosso filho ainda não sabe pedalar sem rodinha, precisamos intensificar os treinos com ele.

Estou voltando a praticar atividades físicas com maior regularidade, entre 5 e 6 dias por semana. O saldo de maio ficou assim: corri 48,25 km, nadei 7,3 km e pedalei 72,58 km. Fiz a corrida de 5k que estava treinando desde janeiro e bati meu recorde pessoal (22′ 44”). Comecei os treinos para a próxima corrida de 5km, prevista para outubro. Espero completar o trajeto em menos de 22′ 30”.

Sobre leituras, terminei de ler “O mito santificador de J. R. R. Tolkien”, de Bradley J. Birzer e também li “Alice através do espelho”, de Lewis Carroll. Não gostei deste último! Sinceramente, achei os dois livros que li do Lewis Carroll bem confusos, os filmes valem muito mais a pena… kkk. Para a minha surpresa, o livro sorteado da minha planilha de livros foi “Guerra e paz”, de Liev Tolstói. Ganhei de presente da Sra. AF este ano, devo demorar para acabar, pois são mais de 1400 páginas, divididas em dois volumes.

Até breve!

Sr. D.

Liberdade política, sem liberdade econômica, significa liberdade de pensamento sem liberdade de ação.

F. A. Hayek (1899 – 1992)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: